Cuidados de Enfermagem

O Hospital Lusíadas Lisboa tem ao seu dispor um conjunto de consultas de enfermagem em diversas áreas de intervenção. Estas consultas pretendem reforçar a qualidade dos cuidados prestados e manter a proximidade com os nossos enfermeiros em contexto de ambulatório.

Tal como referido pela Ordem dos Enfermeiros, a consulta de enfermagem é uma consulta autónoma, programada ou não, presencial ou não presencial, que pode ocorrer em diferentes contextos, permitindo atender às necessidades em cuidados de enfermagem, garantindo a continuidade de cuidados e a referenciação da pessoa para enfermeiros especialistas ou para outros profissionais.

 

Consulta de Enfermagem para Avaliação do Desenvolvimento Infantil

A consulta de Enfermagem para avaliação do desenvolvimento infantil, permite avaliar a criança com base num instrumento de rastreio preciso - “Escala de Avaliação das Competências no Desenvolvimento Infantil” (Schedule of Growing Skills II). Possibilita avaliar o desenvolvimento da criança até aos 5 anos de idade, em várias áreas de competências: locomotoras, manipulativas e visuais; audição e linguagem; fala e linguagem; interação social, autonomia pessoal e áreas cognitivas.

É fornecida informação aos pais para que desenvolvam as suas potencialidades para estimular a criança, identificando as áreas de competências fortes e fracas, permitindo assim verificar se a criança está a evoluir de acordo com os padrões habituais para a idade.

Esta consulta pode ser agendada pelos canais habituais.

 

Consulta de Enfermagem à Pessoa com Diabetes

A consulta de enfermagem à pessoa com diabetes, tem como finalidade capacitar o cliente e/ou família através do conhecimento, motivações e necessidades individuais que visam um plano dirigido ao cliente diabético. O enfermeiro procura a promoção da adesão ao regime terapêutico da pessoa com diabetes relativamente ao autocontrolo e autogestão da doença: alimentação saudável, promoção da atividade física e estilo de vida ativo, objetivos glicémicos e análise e registo de parâmetros de autovigilância da diabetes, ensino e esclarecimento de dúvidas quanto ao esquema terapêutico prescrito, cuidados com os pés.

Esta consulta pode ser agendada pelos canais habituais.

 

Consulta de Enfermagem à Pessoa com Estoma

A consulta de enfermagem de estomaterapia, avalia as necessidades específicas da pessoa portadora de um estoma. Nesta consulta o Enfermeiro procura promover, através de programas de ensino ao cliente e família, a adaptação destes à sua situação de saúde com um acompanhamento personalizado, fomentando a aprendizagem no uso e adaptação a dispositivos médicos (sacos, placas, cintas) e as melhores práticas relacionadas com cuidados com a pele.

Esta equipa trabalha em estreita articulação com os serviços de internamento possibilitando desta forma o acompanhamento diferenciado no período pós-operatório e pós-alta.

Esta consulta tem uma linha telefónica de apoio disponível das 8H00 às 20H00 (dias úteis) através do número - 932 004 105.

Esta consulta pode ser agendada pelos canais habituais.

 

Cuidados Diferenciados para a Pessoa com Ferida

Quem nos procura pode contar com um serviço de excelência no tratamento da ferida aguda e da ferida crónica, nomeadamente nos casos de ferida complexa de diferentes etiologias (úlceras de perna, pé diabético, complicações de feridas cirúrgicas e traumáticas, queimaduras, úlceras por pressão, entre outras). Após uma avaliação multidisciplinar inicial é elaborado um plano terapêutico adequado, estabelecendo objetivos e garantindo a continuidade de cuidados visando a obtenção de elevadas taxas de cicatrização. A nossa equipa é constituída por elementos com experiência diferenciada e formados na área das feridas e da viabilidade tecidular.

Esta consulta pode ser agendada pelos canais habituais.

 

Teleconsulta de Enfermagem Pré-Cirúrgica

Esta consulta é efetuada 48 horas antes do cliente ser submetido a uma cirurgia, seja em regime de ambulatório ou internamento. É efetuada pelo Enfermeiro uma colheita de dados completa do cliente e são fornecidas todas as indicações de preparação para a cirurgia, tais como o jejum necessário, o vestuário adequado, o que trazer para o hospital, os acompanhantes, o acesso e percurso a realizar até à Unidade de Cirurgia de Ambulatório. Este primeiro contato, que ocorre após a consulta do anestesista, pretende diminuir da ansiedade do cliente, uma melhor preparação para a cirurgia e uma maior rapidez e eficácia no processo de admissão.

Esta consulta é marcada automaticamente no decurso do processo de agendamento cirúrgico.

 

Teleconsulta de Enfermagem de Follow-up pós cirurgia de ambulatório

No dia seguinte ao procedimento cirúrgico, a equipa da Unidade de Cirurgia de Ambulatório efetua um telefonema de Follow-up para os clientes intervencionados para perceber como foi o regresso a casa, como está a decorrer a recuperação, saber se a dor está controlada e esclarecer qualquer dúvida. Em caso de necessidade é dado o encaminhamento adequado, se necessário em articulação com a equipa médica.

Esta consulta é marcada automaticamente no momento da alta após a cirurgia.

 

Teleconsulta de Enfermagem no Centro de Endoscopia Avançada de Lisboa

As consultas de enfermagem no nosso Centro de Endoscopia Avançada de Lisboa ocorrem 48 horas antes do procedimento. Nesta consulta, o enfermeiro com a sua intervenção irá esclarecer todas as dúvidas e transmitir todas as orientações para que o exame decorra em segurança.

Após o exame será novamente contactado pelo enfermeiro para acompanhamento da sua recuperação e esclarecimento de dúvidas.

Estas consultas são marcadas automaticamente após o agendamento dos exames.

 

Consulta de Enfermagem no Centro de Procriação Medicamente Assistida (PMA)

Os enfermeiros na área da procriação medicamente assistida atuam ao longo de toda a jornada do cliente, em articulação com a equipa multidisciplinar.

Destacam-se os ensinos que são realizados aos clientes, a explicação de todos os tratamentos que vão realizar e as suas etapas, o acompanhamento dos clientes nas intervenções que se realizam no bloco como punções ováricas, transferências de embriões, inseminações intrauterinas e biopsias testiculares.

A equipa de Enfermagem colabora no agendamento e esclarecimento referente aos exames mais frequentes nesta área, nomeadamente: histerossalpingografias, espermogramas e histeroscopias.

Os tratamentos de infertilidade necessitam de administração de medicação injetável diária, durante praticamente todo o tratamento.

Cabe ao enfermeiro dotar estes clientes de capacidades de autoadministração em condições de segurança e confiança, assegurando sempre a qualidade da administração e correta interpretação da tabela terapêutica.

Após os procedimentos é realizado um telefonema Follow-up para despiste de complicações e necessidade de encaminhamento.

O cliente tem a possibilidade de agendar uma consulta diretamente com os nossos contactos gerais, para que a Equipa de Enfermagem o contacte para esclarecimento de dúvidas.

Existe um email institucional disponível para qualquer questão: pma-enfermagem@lusiadas.pt

 

Consulta de Enfermagem de Diagnóstico Pré-Natal

Na área de Obstetrícia dispomos de um Centro de Diagnóstico Pré-Natal altamente diferenciado e com capacidade de fornecer um vasto conjunto de exames aos casais que nos procuram, nomeadamente uma Consulta de Enfermagem de Diagnóstico Pré-Natal.

Esta consulta precede a ecografia do Primeiro Trimestre e tem como principal objetivo melhorar o rastreio de Pré-Eclampsia Precoce. Esclarecemos algumas ideias pré-concebidas em relação aos procedimentos invasivos e orientamos os casais antes e depois da realização de exame. A equipa de Enfermagem colabora na realização de Amniocentese e Biopsia de Vilosidades Coriónicas.

 

Consultas de Enfermagem à Grávida

Nas Consultas de Enfermagem à Grávida, efetuadas por enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia, é monitorizada a tensão arterial, peso e o bem-estar materno e fetal. Questões como o tabagismo ou o aumento ponderal durante a gravidez também serão trabalhadas, se relevantes.

Se for identificada uma diabetes gestacional, o obstetra irá referenciá-la para uma Consulta de Enfermagem de Diabetes, de Endocrinologia e Nutrição. A nossa equipa irá acompanhar e monitorizar até ao final da gestação, ajustando e orientando em todo o processo.

Esta consulta é agendada de forma automática em articulação com a consulta médica.

 

Consulta de Enfermagem de Apoio à Mulher e Criança

Após o parto continuaremos consigo, existe a possibilidade do agendamento de Consulta de Enfermagem de Apoio à Mulher e Criança, onde realizamos o apoio presencial ou à distância sobre estabelecimento e manutenção da amamentação, cuidados ao recém-nascido durante o primeiro mês e como gerir a transição para a parentalidade.

Esta consulta pode ser agendada através dos canais habituais, incluindo pelo Portal ou App +Lusíadas. Clique aqui para marcar.

 

Teleconsulta de Enfermagem de Follow-up no puerpério

Cerca de 48h após a alta será contactada telefonicamente por um enfermeiro da nossa equipa, para garantir que a adaptação a esta nova fase, está a decorrer de forma harmoniosa e para que possa esclarecer todas as suas dúvidas com maior tranquilidade e segurança.

Esta consulta é agendada automaticamente no momento da alta.

 

Consulta Domiciliária de Enfermagem no Pós-Parto

O Hospital Lusíadas Lisboa tem disponível uma visita domiciliária de Enfermagem para a mãe e recém-nascido, após a alta, em Lisboa e concelhos limítrofes. O objetivo desta visita é garantir a adaptação da família no regresso a casa, prestar apoio na amamentação e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir já em casa.

Nesta visita de Enfermagem poderemos ainda ajudar nos cuidados de higiene ao bebé, observar o coto umbilical, avaliar a segurança do ambiente, despistar eventuais complicações de saúde da mãe e do bebé e referenciar para o Obstetra ou Pediatra.

Durante o seu internamento, a equipa de enfermagem irá apresentar-lhe esta consulta.

 

Para além das consultas referidas, no Hospital Lusíadas Lisboa estão ainda disponíveis outros cuidados de enfermagem entre os quais:

  • Teste de diagnóstico precoce (teste do pezinho)

  • Monitorização de peso corporal do bebé

  • Administração de vacinas (do Programa Nacional de Vacinação e extra plano)

  • Outros procedimentos invasivos, mediante prescrição médica

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

7h às 22h, 365 dias Chamadas internacionais +351 21 770 40 40
Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa