Enquadramento
Os problemas de fertilidade afetam, durante a vida reprodutiva, um em cada seis casais no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevalência da infertilidade com duração de pelo menos 12 meses está estimada em 9% nas mulheres com idade entre os 20 e os 44 anos.
A Medicina da Reprodução, apoiada nos mais recentes avanços da ciência e tecnologia, proporciona atualmente um conjunto de respostas, permitindo que os casais se tornem pais.
A equipa do Centro de Procriação Medicamente Assistida (PMA) do Hospital Lusíadas Lisboa disponibiliza a sua larga experiência nesta área, para que cada vez mais casais consigam alcançar uma gravidez.
Encontra-se organizada de forma a permitir o estudo completo do casal, a realização das terapêuticas médicas e cirúrgicas necessárias e os tratamentos de PMA indicados.
Quando um casal, referenciado por outro médico ou por sua iniciativa, procura o Centro de PMA, é efetuada uma avaliação clínica de ambos e de imediato se propõe a realização de tratamentos adequados.
Dispondo de condições laboratoriais que favorecem o sucesso dos tratamentos mais avançados nesta área, a integração do Centro de PMA no Hospital Lusíadas Lisboa permite que todo o processo seja efetuado no mesmo local, privilegiando a comodidade do casal, mesmo quando é necessário recorrer ao apoio de outras especialidades.
A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001, para os tratamentos de procriação medicamente assistida, reforça a excelência nos serviços prestados.
Taxa de Sucesso
As taxas de sucesso nas técnicas de PMA variam muito consoante a idade da mulher e as causas de infertilidade.
No Centro de Procriação Medicamente Assistida cerca de 30% dos casais consegue uma gravidez através de Fertilização in vitro. A taxa de sucesso é semelhante à taxa apresentada pela Sociedade Europeia de Medicina da Reprodução.
Causas de Infertilidade
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a infertilidade é uma doença do sistema reprodutivo, definida pela falha na obtenção de uma gravidez clínica depois de 12 meses ou mais de relações sexuais regulares e desprotegidas.
Quando um casal pretende ter um filho ou aumentar a sua família, as causas e dificuldades podem ser complexas, pelo que deve ser efetuada a avaliação clínica do casal. A sua resolução pode originar intervenções médicas mais ou menos complexas, na tentativa de ajudar o casal a cumprir o seu objetivo de ter uma gravidez e consequentemente um nascimento de uma criança saudável.
As causas de infertilidade, segundo a Sociedade Europeia de Medicina da Reprodução, devem-se: 20-30% a causas fisiológicas do homem, 20-35% a causas fisiológicas da mulher e 25-40% a causas em ambos os parceiros. Em cerca de 10-20% não se encontra qualquer causa.
A infertilidade pode estar associada ao estilo de vida, aos hábitos tabágicos, peso corporal e stress. A idade avançada da mulher é outra das explicações para este fenómeno.
O casal tem ao seu dispor durante a avaliação, tratamento e pós-tratamento o acompanhamento pela Unidade de Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa de forma a lidar com as várias etapas inerentes à complexidade do processo.
Exames Complementares
Histerossalpingografia
A Histerossalpingografia consiste na introdução de um contraste através do colo do útero durante o qual serão obtidas algumas imagens com raios X. Este exame permite a avaliação da cavidade uterina, das trompas e da dispersão do contraste na pelve. Este exame também permite a deteção de malformações uterinas congénitas.
Histeroscospia
A Histeroscopia é um exame em que se observa a cavidade uterina com uma sonda associada a uma câmara que permite a visualização de eventuais patologias.
Espermograma
O espermograma é efetuado pelo Laboratório do Centro de PMA e permite avaliar a qualidade do esperma relativamente aos parâmetros: concentração, mobilidade e morfologia dos espermatozóides, e outros que possam ser necessários (vitalidade, presença de anticorpos, entre outros).
Tratamentos
Tratamentos Médicos
Indução da ovulação
Tratamento farmacológico da mulher anovulatória ou com disovulação com o objetivo de induzir ciclos ovulatórios normais.
Existem outras patologias associadas à infertilidade que podem ser resolvidas através de tratamentos médicos.
Tratamentos Cirúrgicos
Tratamentos cirúrgicos podem ser aconselhados e efetuados de forma a resolver a infertilidade ou a melhorar as condições para o sucesso do tratamento através de PMA. As situações mais frequentes são: fibromiomas, pólipos, quistos, endometriose, malformações e laqueação prévia das trompas.
Tratamentos de Procriação Medicamente Assistida
Inseminação intra-uterina (IIU)
A inseminação intra-uterina (IIU) consiste na indução da ovulação associada à introdução no útero do esperma previamente preparado/capacitado no laboratório.
Fertilização in vitro (FIV)
A Fertilização in vitro (FIV) é um procedimento que envolve a fertilização dos gâmetas masculino e feminino no laboratório. Esta pode ser efetuada através da junção em meio de cultura com espermatozóides com os complexos cúmulos-oócito, fertilização in vitro convencional, ou, através da Microinjeção intracitoplasmática (ICSI) de espermatozóides, procedimento no qual um único espermatozóide é injetado no citoplasma do oócito. Os embriões obtidos são posteriormente transferidos para a cavidade uterina.
Criopreservação de embriões
Quando existem embriões excedentários resultantes do ciclo de Fertilização in vitro ou por alguma razão não é possível transferir no decorrer do ciclo, estes podem ser criopreservados.
Recolha cirúrgica de Espermatozóides
Quando há total ausência de espermatozóides no ejaculado é possível retirá-los do tecido testicular através de cirurgia. Os espermatozóides são utilizados a fresco num processo de Fertilização in vitro através de microinjeção intracitoplasmática de espermatozóides e/ou criopreservados para uso posterior.
Contactos
Fale connosco
21 770 40 40
7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e
peça-nos informações
Nova app +Lusíadas para mais saúde
Presencialmente
Rua Abílio Mendes
1500-458
Lisboa